terça-feira, 27 de maio de 2014

PESQUISAS NA COMUNIDADE



Conhecida como a Terra dos Beija-flores, das orquídeas e do "Patrono da Ecologia do Brasil" Augusto Ruschi, 
hoje pela Lei 226/2012 é denominada a Capital Estadual do Jazz e do Blues. 

Colonizada por italianos, o município é um dos principais produtores de uva e vinho do Estado, e sua base econômica é principalmente da Agricultura e do Turismo.



Santa Teresa é um município do Estado do Espírito Santo - Brasil, localizada na Microrregião Central Serrana, possui uma exuberante biodiversidade e boa parte se seu território é coberto por Mata Atlântica, localizada com altitude de 655 m em relação ao nível do mar. Dados do IBGE de 2013, a população munícipe é´ constituída por 23.432 mil habitantes, com estimativa de 65,5% da população branca, 3,6% negra, 30,55% parda e 0,4% de amarelos.




O Brasil é um país rico em diversidade humana (povos indígenas, negros, entre outros) cada qual com sua cultura, sua sociedade acredita que a cidadania pode ser garantida pela valorização das expressões culturais, contudo somos ricos em desigualdades e tal aspecto não é diferente na cidade de Santa Teresa. Devido ao fato de ser uma cidade cuja a população possui descendência italiana, alemã e pomerana, tornasse possível visualizar um número de negros residentes baixo, de acordo com os dados fornecidos pelo IBGE. 

Todo território brasileiro apresenta aspecto relacionados as desigualdades, neste tópico apresentamos informações em relação racial., o princípio  de desigualdade social não podem ser relacionado apenas a classe social a qual o indivíduo pertence, mas a história construída pela sociedade ao longo dos anos, como a história dos negros no país, sua luta contra a escravidão e preconceitos, infelizmente existentes hoje. No contexto histórico da realidade brasileira em concordância com os dados obtidos, podemos apontar que "dentre os 10% dos brasileiros/as mais pobres - 70,6% são negros(as)." HEILBORN, 2010. Em relação ao sistema Educacional Brasileiro os negros apresentam não só um ingresso tardio como saída precoce do sistema de ensino em relação ao nível de reingresso escolar da população branca munícipe.

A taxa de Analfabetismo dados do IBGE aponta que no município a relação entre as raças existentes, Censo 2010, com idades a partir de 15 anos aponta que a taxa de analfabetismo é maior entre negros (22,8%), em relação a outras raça munícipes, exemplificando as questões em torno das desigualdades sociais brasileiras e suas consequências no aspecto de desenvolvimento da população. No seguinte gráfico 01: Taxa de analfabetismo entre raças na população de Santa Teresa. 

Fonte: IBGE. Censo 2010. Disponível em http: // www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em 25 de maio de 2014, 10h50min.

Temos ainda as diferenças salariais relacionadas as raças, onde dados oficiais "em setembro de 2009, um(a) trabalhador/a branco/a ganhou em média 90,7% a mais do que os/as trabalhadores/as negros/as." HEILBORN, 2010. No município de Santa Teresa, tais dados não diferem da realidade brasileira, de acordo com dados apresentado no gráfico 02 que trata da diferença de rendimentos mensais entre a população branca e negra.

Fonte: IBGE. Censo 2010. Disponível em http: // www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em 25 de maio de 2014, 10h50min.
Podemos verificar neste gráfico que o valor médio em reais que a população recebe mensalmente supera a população negra. Quando os dados de R$ 1.086,00 para R$ 689,00, estes valores representam uma polaridade salarial entre os brancos e negro em torno de 57,6% no município.




As relações de poder entre homens e mulheres tem se desenrolado dos séculos e sabe-se que estas relações foram historicamente construídas, e que pouco a pouco a sociedade tem se desvinculado de alguns preconceitos. A princípio a mulher tinha como função unica ser boa esposa e boa mãe. encarregada  dos afazeres domésticos e educação familiar. Entretanto as ideias foram sendo modificadas e a mulher assume o mercado de trabalho, mais ainda lutam por melhores salários em relação aos homens.

Dados do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça - Práticas de Igualdade (2014), na sociedade brasileira "no que se refere às mulheres persiste uma desigualdade em termos de inclusão no mercado de trabalho com relação aos homens - a participação feminina é de 42% e sua remuneração é inferior a masculina em 30%. Tais dados representam a realidade existente em nosso país, quando falamos em desigualdades salariais entre os sexos. No município de Santa Teresa os dados demonstram essa diferença no gráfico 03 - Valor Médio do rendimento mensal total nominal por sexo.

Fonte: IBGE. Censo 2010. Disponível em http: // www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em 25 de maio de 2014, 10h50min.

Verificamos que existe uma diferença entre os rendimentos mensais dos munícipes de Santa teresa, em reais proporções as do país, de acordo com o sexo, onde homens recebem cerca de 38,3% a mais que as mulheres.


                        CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Brasil é um país não só das diferenças culturais, mas rico em desigualdades, tivemos alguns avanços na luta por equidade tanto em relação ao gênero, quanto raça, utilizando políticas públicas voltadas para tais questões. os movimentos sociais crescem nos segmentos sociais desfavorecidos, e visam lutar por direitos, elaboração e fiscalização dessas políticas, para promover a igualdade. Como cidadãos devemos nos conscientizar e lutar pela criação de mais políticas, que visem modificar a realidade discriminatória e que os dados apresentados orientem o setor público e privado para garantir o artigo 5º da Constituição Federativa do Brasil " Todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, á liberdade, à igualdade, á segurança e á propriedade." BRASIL, Constituição(1988).

Autora: Joyce Minchio Pinto
Revisão e Editoração: Alex Santiago Duarte


REFERÊNCIAS:

HEILBORN, Maria Luiza (Org.). Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça – GPP – GeR Modulo I. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para Mulheres, 2010.
IBGE – Cidades – Espírito Santo. Disponível em:

Prefeitura de Santa Teresa: História. Disponível em:
< http://santateresa.es.gov.br/pagina/5/Historia.html> Acesso em 24 de maio de 2014.

Wikipédia: Santa Teresa (Espírito Santo). Disponível em:

Secretaria de Políticas para Mulheres: Programa Pró-equidade de Gênero e Raça – Práticas de Igualdade. Disponível em:
BRASIL. Constituição, 1988. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário