quarta-feira, 13 de agosto de 2014

CIDADANIA EM FOCO




Neste Módulo 4 do Cursos de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça / GPP -GeR, convidamos a todos para discutir o papel do Estado e da Sociedade. Trazendo conceitos que promovem reflexão sobre cidadania, liberdade e participação social.

Nosso país tem vivido intensas modificações sociais, vamos trazer reflexões sobre o conceito de Estado, cidadão, cidadania e igualdade, ampliando o olhar para as relações que permeiam as questões de gênero e raça como forma de reconhecimento e enfrentamento das desigualdades.


No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres.

O Vídeo - A História da Cidadania no Brasil. é um documentário histórico que fala traz as relações desenvolvidas entre estado, sociedade e mercado no processo histórico brasileiro, serve para entendermos  como chegamos até aqui.


Este material foi utilizado no Ciclo de Capacitação em Gestão Participativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, pontuando alguns momentos da história da cidadania e da participação social na decisão pública do Brasil  dos demais componentes da sociedade. Cidadania, direitos e deveres.


Referências:

MENDONÇA. Felipe Cruz - A História da Cidadania no Brasil,  publicado em 26/05/2013. Acesso em 13 de agosto de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sq0xzNWk8Kc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário