quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Vacinação contra o PHV em Santa Teresa


Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Município de Santa Teresa

          por Joyce Minchio Pinto

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com o movimento de mulheres, movimento negro e o de trabalhadoras rurais, bem como outros, traz como objetivo a promoção da melhoria de vida e de saúde das mulheres brasileiras, bem como a garantia de direitos e acesso a serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde no país. Além disso, visa a redução da morbidade e mortalidade feminina nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie, conforme a PNAISM (2004).

As desigualdades de poder a respeito das questões de gênero têm sido aspectos de grandes discussões. No que se trata da saúde, tal característica não é diferente. Pesquisas apontadas no próprio documento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004) relatam que:



Sendo assim, tal Política surge no sentido de promover maior equidade e garantia de direitos previstos na Constituição. Desta forma, busca-se com a PNAISM:



Além disso, inclui-se a prevenção e tratamento de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e HIV/Aids.

No que diz respeito ao município de Santa Teresa, a Prefeitura do Município tem dado ênfase a questão da prevenção de DST’s. Para tanto, no dia 27 de agosto de 2014, divulgou em seu site oficial a vacinação da prevenção contra HPV (vírus do papiloma humano). 

Nos meses de Março e Abril deste ano, houve campanha de vacinação nas Escolas Municipais em adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos (13 anos, 11 meses e 29 dias) pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Desta forma, a partir de 1º de setembro já estão disponíveis nos postos de saúde a 2ª dose da vacina, bem como para as adolescentes que acabaram de completar 11 anos e que ainda não tomaram a primeira dose.

Já em caso das mulheres adultas, é importante que seja feito os exames preventivos, de maneira a prevenir o câncer de colo de útero e proporcionar melhor qualidade de vida às mulheres, uma vez que “as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo”, conforme retrata a PNAISM (p.34)


Referências: 

BRASIL. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes. Brasília: Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, 2004.
Prefeitura Municipal de Santa Teresa. Venha para Vacinação do HPV.
Disponível em: < http://www.santateresa.es.gov.br/noticia/318/Venha-para-VacinaA-A-o-do-HPV.html > Acesso em: 9 de setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário