terça-feira, 28 de outubro de 2014

Comitê elabora estratégias para enfrentar racismo no ambiente de trabalho

AS QUESTÕES DE PRECONCEITO E RACISMO ESTÃO PRESENTE EM TODOS OS ESPAÇOS E AINDA NÃO É DIFERENTE NOS AMBIENTES DE TRABALHO ATÉ MESMO NO SETOR PÚBLICO, MESMO PORQUÊ O PRECONCEITO E O RACISMO SÃO ATITUDES DAS PESSOAS QUE AINDA NÃO REFLETIRAM, OU NÃO SE PERMITIRAM REPENSAR SOBRE SEUS COMPORTAMENTOS  E VALORES RECEBIDOS AO LONGO DA VIDA E QUE NÃO DEVERIAM SER REPRODUZIDOS DE FORMA ALGUMA. NESSE SENTIDO A GERÊNCIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO E IGUALDADE RACIAL DE CARIACICA (GEPPIR), ORGANIZA COMITÊ PARA ELABORAR AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AS QUESTÕES RACIAIS NOS AMBIENTES DE TRABALHO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CARIACICA. 
Por: Rúdio Krauzer


Comitê elabora estratégias para enfrentar racismo no ambiente de trabalho

Servidores públicos e representantes do Comitê Gestor de Implementação do Plano Juventude Viva, irão elaborar estratégias para enfrentar o racismo no ambiente de trabalho e promover a igualdade racial nas ações e atendimentos dos órgãos municipais. O trabalho será realizado durante a oficina de identificação e abordagem do racismo institucional que iniciou nesta quarta-feira (08) e segue até amanhã.
IMG_3622A oficina é ministrada pelo consultor do Fundo de População das Nações Unidas e representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ralf Barros. Ele explica que a temática é um dos eixos do Plano Juventude Viva, e visa a implementação e execuções de ações para promoção da Igualdade Racial. “Temos como prioridade a questão da desigualdade existente no atendimento. Existe dentro das políticas públicas uma disparidade no atendimento em relação às pessoas que são brancas e as que são negras. Isso é uma questão de preconceito e de uma ideologia formada, na qual o negro sempre vai ser subalterno, enquanto o braço é classe dominante”, explicou Barros.
Os participantes, após refletirem sobre as relações raciais no Brasil e o enfrentamento do racismo institucional, irão planejar ações de enfrentamento com base no Plano Juventude Viva.
Juventude Viva
Em maio, o prefeito Geraldo Luzia Júnior assinou o termo de adesão ao Juventude Viva, plano do Governo Federal que incentiva ações que reduzem a vulnerabilidade dos jovens, em especial da juventude negra, à situações de violência.
Adriana Silva, gerente de Políticas de Promoção e Igualdade Racial de Cariacica (GEPPIR), destaca que o planejamento das ações irá fortalecer o desenvolvimento e a expansão dos trabalhos já realizados na cidade que atende os jovens e adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana. “Será uma ferramenta que contribuirá com a diminuição da violência. Este trabalho será articulado em conjunto com as demais secretarias municipais”, destacou 


Fonte: http://www.cariacica.es.gov.br/comite-elabora-estrategias-para-enfrentar-racismo-no-ambiente-de-trabalho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário